sexta-feira, 10 de julho de 2009

Praia de Maragogi

Rio de Maracujás ou Rio de Maruins (espécie de mosquito). Ninguém sabe ao certo o significado exato do nome em tupi, mas uma coisa é certa: Maragogi é o destino mais querido no roteiro da Costa dos Corais de Alagoas. Eqüidistante de Maceió e do Recife (são exatos 125 km vindo de uma ou de outra capital), pode começar a ser apreciado desde a estrada, com a vista dos coqueirais contornando a pista e a separando do mar.

Em Maragogi predomina o mar raso e transparente. Com suas galés - piscinas naturais formadas por corais que ficam a 6 km da costa, o lugar atrai a cada verão mais turistas em busca de muito sol e belezas naturais.

No passado, Maragogi se chamava Gamela e seu território foi disputado por portugueses e holandeses no século XVII. A praia também serviu de palco da guerra dos cabanos, que buscavam a independência do Brasil, entre os anos de 1832 e 1850.

Dos tempos históricos, sobrou a herança dos naufrágios, que podem ser vistos por mergulhadores da região. Aliás, a descoberta de moedas antigas durante escavações rendeu àquela área o apelido de "terra das botijas": uma referência aos potes de moedas de ouro do século XIX que podem ser apreciadas em museus locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário